Gestor de vendas: como construir uma força de vendas eficaz?

gestor de vendas construir força de vendas eficaz

Uma equipe dificilmente conseguirá os mesmos resultados que uma força de vendas — afinal, enquanto a primeira designa um grupo de vendedores, a outra representa profissionais capacitados, apaixonados pelo serviço e que sabem como exercer eficientemente o ofício. Entretanto, construir um time engajado e experiente não é uma tarefa fácil, sendo o gestor de vendas um dos principais responsáveis por essa missão.

Interessou-se pelo assunto e quer saber, então, como construir uma forças de vendas eficaz? Basta acompanhar as dicas!

Seja criterioso no processo de contratação

Não basta usar o instinto ou apenas o feeling no processo de recrutamento. Claro que esses fatores são importantes, porém existem outras questões que também devem ser avaliadas.

Em um primeiro momento, defina bem quais são os pré-requisitos necessários, além de traçar um perfil condizente com a proposta do trabalho e também com a sua expectativa em relação ao futuro colaborador.

Invista na capacitação

Já ouviu aquela máxima que diz que as pessoas são pedras brutas, prontas para serem lapidadas? Pois então, existem ótimos vendedores que só descobriram o seu verdadeiro potencial depois de treinamentos, cursos e especialização.

Portanto, não tenha medo de apostar na capacitação do time, pois esse será um ótimo investimento, que ajudará a construir uma força de vendas efetiva.

Estipule metas reais

Estabelecer metas é fundamental para melhorar o rendimento dos colaboradores e, consequentemente, fortalecer o setor de vendas.

Contudo, lembre-se de que o recomendado é estipular metas possíveis. Nada de determinar objetivos surreais, impossíveis de alcançar. Isso não só desmotiva os colaboradores, como também gera um ambiente desconfortável.

Explique a importância de conhecer bem os produtos

Ao atender um cliente, é preciso fornecer todas as particularidades dos produtos e serviços. Imagine só a cena: o cliente pergunta sobre as principais características de um produto e o que o diferencia do corrente. Um pouco inseguro, o vendedor pede um instante para verificar com o superior.

Percebe que tal atitude é um verdadeiro tiro no pé? Afinal, como efetivar uma venda, se nem o próprio comerciante sabe os benefícios dos itens? Por isso, oriente a equipe a conhecer melhor o que ela está oferecendo. Pode parecer bobo, mas a verdade é que dominar o assunto, facilita o processo de vendas.

Faça planos de ações

De nada adianta reclamar e não tomar alguma decisão para mudar o cenário. Formule, portanto, planos compatíveis com a realidade empresarial. Implementar métodos distintos de vendas, nesse contexto, pode ser a fórmula certa para conquistar melhores resultados.

Não tenha medo de arriscar, pelo contrário, o ideal é testar estratégias e ações diferentes até descobrir qual é a mais propícia para o negócio.

Otimize os processos

Já pensou em investir em softwares de automação? Eles facilitam consideravelmente o dia a dia nas empresas, contribuindo com o aperfeiçoamento dos procedimentos internos. Por isso, para alavancar o setor e construir uma força de vendas, o recomendado é apostar em sistemas integrados e outros recursos tecnológicos.

Trabalhe a postura

Disposição, persistência, proatividade e dedicação, por exemplo, são características importantes para colaboradores que vão atuar na área de vendas. Tais aspectos não só ajudam a lidar melhor com as situações do cotidiano, como também transmitem mais segurança ao cliente.

Pode apostar: um verdadeiro gestor de vendas sabe extrair todo o potencial de sua equipe, montando um time invejável, capaz de efetuar negócios promissores!

Agora que já sabe como o gestor de vendas pode construir uma força de vendas eficaz, entenda como a roteirização logística pode ajudar sua empresa!

banner1